segunda-feira, 16 de novembro de 2009

PLEISTOCENO E A ERA DO GELO


Durante o Pleistoceno ocorreu a extinção dos grandes mamíferos e a evolução dos humanos modernos. Este período ocorreu entre 1.800.000 e 11.000 anos atrás. Foi nesta época que ocorreram as glaciações mais recentes. O clima e as temperaturas mudaram drasticamente, e houve uma extinção em massa de animais de grande porte, como o mastodonte e o mamute, o tigre-dentes-de-sabre, as preguiças-gigantes e alguns camelos e cavalos nativos da América do Norte, um jacaré de 15 metros de comprimento, dentre outros. Porém, algumas espécies ainda existem nos dias atuais, como certos tamanduás, tatus, pequenas preguiças e macacos.
Mas não confundam! Nesta época não existiam mais dinossauros. Eles já haviam sido extintos - provavelmente por grandes mundanças climáticas e não por causa de um grande meteoro que atingira a Terra – há 65 milhões de anos atrás.
O Brasil não possui muitos fósseis de dinossauros, mas em compensação possui uma diversidade enorme de fósseis de mamíferos datados do Pleistoceno, e foram com estes animais que dediquei grande parte do meu estudo.
Quer aprender mais sobre o Pleistoceno de maneira divertida? Assista ao filme Era do Gelo e descubra mais sobre os animais estudados por mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário