segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Quebrando a cabeça com o Smilodon!

E quem é esse tal de Smilodon?
Smilodon é o nome que os cientistas dão ao famoso tigre dentes-de-sabre. Vocês sabiam que o primeiro deles foi descrito por mim? E sabiam que existiram, pelo menos, 35 espécies desse tigre?Alguns tinham o tamanho do gato do vizinho, outros podiam ser maiores do que um leão!
Em geral, os Smilodon eram mais robustos do que os tigres atuais e tinham mandíbulas ainda mais fortes. Eles se dividiam em dois grupos principais, um de pernas mais curtas e mais parecido com um urso, e outro de pernas longas e flexíveis, como as dos gatos de hoje.Dentre todos, o mais famoso é o Tigre Dente-de-Sabre (nome científico: "Smilodon fatalis"), animal enorme e feroz, de cerca de três metros de comprimento, pesando 300 quilos e com dentes caninos que tinham, mais ou menos, 20 centímetros de altura!Esses caninos eram tão grandes, exatamente, para caçar animais grandes - quanto maior o dente, maior a ferida que ele causa. Os animais grandes, mordidos com dentes grandes, eram mortos mais facilmente, porque perdiam mais sangue e ficavam logo fracos. Os bisões eram alguns dos animais caçados pelos tigres dentes-de-sabre.A maioria dos mais de dois mil esqueletos de tigres dentes-de-sabre foi encontrada nos EUA e na Patagônia, região do Sul da Argentina.Na época em que esses animais viveram, no Pleistoceno, há cerca de 12 mil anos atrás, viveram também o Leão Americano (Panthera atrox)... e o homem pré-histórico, que certamente caçou e foi caçado por esse animal.


Vamos jogar um quebra cabeça com a imagem deste fabuloso animal? Então clique na imagem abaixo para abrir o jogo! Divitam-se!

phpvQrttsAM - online jigsaw puzzle - 42 pieces

Créditos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário