segunda-feira, 16 de novembro de 2009

PARQUE ESTADUAL DO SUMIDOURO

O Parque Estadual do Sumidouro é uma Unidade de Conservação localizada nos munícipios de Pedro Leopoldo e Lagoa Santa no estado de Minas Gerais. Foi criado em 1980 e possui uma área equivalente a de 1.300 hectares (sabe me dizer a quantos campos de futebol essa área equivale?).
Entre os animais que lá podemos encontrar destacam-se os tatus, gato do mato, lontra e tamanduá-de-colete. Os répteis são representados pela jibóia, cascavel e jararaca enquanto que as aves estão representadas pelo gavião, irerê, siriema, pica-pau branco e biguá.
Várias espécies de plantas se encontram na área, como a árvore símbolo do Brsail, o ipê amarelo, além do ipê roxo, da moreira, manjoba, aroeirinha, gabiroba, jatobá do campo, entre outras.
Em sua área, estão presentes a Gruta da Lapinha e a Lapa do Sumidouro. É uma região de extrema importância arqueológica pois nela foram encontrados os fósseis do que seria o primeiro ser humano a ter vivido nas Américas, Luzia. Os fosséis foram encontrados em Lapa Vermelha. A Gruta da Lapinha foi um dos locais em que dediquei grande parte de minha pesquisa!. Na Lapa do Sumidouro eu encontrei diversas pinturas rupestres com 4 mil anos de idade, que é um tipo de arte feita pelos homens pré-históricos nas paredes das cavernas onde viviam. Como os homens desta época não sabiam escrever nem ler, utilizam os desenhos como uma forma de comunicação.
Hoje em dia a Gruta da Lapinha e a Gruta Arruda são bastante conhecidas também pela sua utilização turística pois possuem inúmeras estalactites e estalagmites em seu interior (são aquelas rochas compridas e finas que saem do teto ou do chão, e leval milhares ou até milhões de anos para se formar!). A extensão da Gruta da Lapinha é de 511 metros e suas formações calcáreas datam de 600 milhões de anos atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário